top of page

Deu no Dou!!! Cotas! Reinvindicações! (republicado)


Saiu hoje no DOU a alteração de critérios, para pontuação dos projetos inscritos na Modalidade B, voltada a projetos de longa-metragem de ficção, documentário e animação com ênfase em projetos de perfil autoral e propósitos artísticos evidentes, conforme edital lançado recentemente:

a) Avaliação do projeto apresentado, incluindo sinopse, visão do diretor e roteiro. Peso: 65%.

b) Qualificação técnica do diretor - Quantidade de obras dirigidas (CPB). Peso: 10%.

c) Qualificação técnica do diretor - Desempenho em festivais. Peso: 10%.

d) Capacidade gerencial e desempenho da produtora - Capacidade gerencial (Classificação de nível da ANCINE). Peso: 10%.

e) Capacidade gerencial e desempenho da produtora - Desempenho em festivais. Peso: 5%.

II - Ampliação do limite de inscrição e seleção para até 2 (dois) projetos por Grupo Econômico na Chamada Pública, independente da modalidade de concorrência selecionada.

III - Adoção de cotas de diversidade de gênero e raça para os projetos selecionados, nas seguintes proporções:

a) Mínimo 35% (trinta e cinco por cento) dos recursos disponíveis para a Chamada Pública para projetos audiovisuais de produtoras independentes dirigidos por mulheres cisgênero ou mulheres transexuais/travestis;

b) Mínimo 10% (dez por cento) dos recursos disponíveis para esta chamada pública para projetos audiovisuais de produtoras independentes dirigidos por pessoas negras (pretas ou pardas, conforme classificação do IBGE) ou indígenas.

Na na medida em que ainda não foi alterada a nota 5 para o quesito 1 e a nota 10 para os demais quesitos, o que se vê é que o quesito 1, na verdade , não vale 65% e sim 32,5%.

"A etapa de seleção será realizada em duas fases:

1ª Fase: Avaliação dos Projetos. Etapa de caráter eliminatório e classificatório. Nesta fase cada proposta receberá notas inteiras de 1 a 5 para o Quesito 1 – Projeto, e notas inteiras de 1 a 10 para os Quesitos 2, 3 e 4, conforme tabela abaixo com seus respectivos pesos:"

É disto que estou falando!

Fui alertada que no edital consta a seguinte questão que invalida a minha crítica:

6.5.2 A pontuação total do Quesito 1 – Projeto, avaliado com notas inteiras de 1 (um) a 5 (cinco), terá como resultado a soma das notas atribuídas por cada um dos dois profissionais independentes.

Photo by Jon Tyson on Unsplash

SOBRE A VERA 

Com mais de 30 anos de experiência na área pública, Vera ocupou diferentes cargos nas principais instituições responsáveis pelas políticas públicas para o audiovisual e pelo financiamento do setor cinematográfico no Brasil
De forma didática e clara,
Vera consegue aproximar o conteúdo para diferentes públicos e ajudar aqueles que buscam se reciclar ou querem conhecer mais sobre a área. 

bottom of page