top of page

Artigo 220 da Carta Magna


Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 1º Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.

§ 2º É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

Acho que o presidente eleito, por parte dos brasileiros, ainda não leu o Art 220 da Constituição Federal.

A Carta Magna está sendo rasgada por este governante eleito por uma parte da população, mas não por toda. Um presidente deve governar para todos, não? Achar que ele pode tudo, como se fosse um imperador, um rei, um traficante, um bandido que tudo pode e nada perde, vai levar esse país a mais um ridículo papel frente ao mundo.

Fico me imaginando, hoje, perto daqueles lá fora, com quem conversei falando maravilhas dos nossos conteúdos tão diversos e diversificados. Nosso sonho maior de construir um sistema de inclusão, regionalização, para gerar com isso mais empregos, mais trabalho, mais mescla das diversas culturas, mais cinema. Falando dos nossos recursos que poderiam incluir outros países, que estavam ali admirando tudo que eu falava.

É inacreditável que pouco tempo depois me imaginar nesta situação me parece impossível. Tenho vergonha desta política que visa o controle dos conteúdos. Tenho vegonha deste retrocesso. Tenho vergonha e medo. Pois se um presidente tem coragem de em plena democracia dizer que "ou censura ou acaba com ela" ?

Tristes tempos estes. Onde a violência das declarações nos deixam sem chão. Os pobres servidores da Ancine e suas famílias como dormem hoje?. E os produtores e trabalhadores da indústria?

Senhor presidente da República somos todos trabalhadores. Fazendo cultura. Gerando trabalho, gerando riquezas , impostos. Ou o senhor ainda não entendeu que a nova economia está baseada nos conteúdos???

Nada é por acaso, no entanto. E neste não acaso vem um outro lado da questão.

Porque o Lorenzonni levou o Conselho Superior de Cinema para dentro da Casa Civil? O que será que temos por trás disto. Será que tem algo com a regulação? Quem serão os novos conselheiros? Como andam os interesses das teles? E da radiodifusão. Quem anda fazendo pressão?

Quando estive perto da Casa Civil, na construção da MP que criou a Agencia vi como a banda toca. Vi as pressões que foram feitas junto a Casa Civil . Porque não supor que, num governo mais do que liberal como este, isto não estaria acontecendo?

Olho vivo. É preciso estar atento e forte.Não temos mais tempo para uma nova MORTE!

Photo by Toni Oprea on Unsplash

SOBRE A VERA 

Com mais de 30 anos de experiência na área pública, Vera ocupou diferentes cargos nas principais instituições responsáveis pelas políticas públicas para o audiovisual e pelo financiamento do setor cinematográfico no Brasil
De forma didática e clara,
Vera consegue aproximar o conteúdo para diferentes públicos e ajudar aqueles que buscam se reciclar ou querem conhecer mais sobre a área. 

bottom of page