top of page

Baixando a bola, para se jogar o jogo certo!


Está na hora de baixar a bola! Depois da tempestade pode vir a bonança, mas antes temos que separar as coisas. Deixar a emoção de lado e racionalizar. Igual produtor de cinema que quer fazer um filme mas tem que ver como faz com aquele dinheiro insuficiente que ele conseguiu.

Ainda com relação ao Acordão do TCU temos que separar os problemas, e eu vejo que são três.

1. O passado - A Ancine com as regras criadas por ela própria não tem como analisar a prestação de contas das produtoras., sim e temos que resolver isto sem a paralisação que geraria um caos. A Ancine desta forma deve apresentar de que forma vai resolver o passado.

2. O Futuro – A Ancine deveria criar um grupo com especialistas nas áreas de finanças e administração pública, para criar os controles necessários e utilizados em outras industrias que recebem incentivos fiscais e que não sufoque a produção e não sufoque a própria Ancine

3. O desconhecimento sobre a forma de produzir – Aqui seria criar uma forma de capacitação dos servidores dos órgãos de controle para que eles possam entender exatamente a forma que se faz, para que eles não criem problemas onde não existem. Que entendam que muitas das coisas apontadas no parecer do servidor que foi lá e fez o relatório, esta mal compreendido por ele e que acaba influenciando todos da cadeia de julgamento do órgão de controle. Que não são ilegais.

Não adianta neste momento querer saber de quem é a culpa e não adianta tentar usar de caminhos que não sejam o enfrentamento da questão. Caso contrario estaremos fadados a uma nova crise daqui a 2 ou 3 anos.

Photo by Monica Silva on Unsplash


SOBRE A VERA 

Com mais de 30 anos de experiência na área pública, Vera ocupou diferentes cargos nas principais instituições responsáveis pelas políticas públicas para o audiovisual e pelo financiamento do setor cinematográfico no Brasil
De forma didática e clara,
Vera consegue aproximar o conteúdo para diferentes públicos e ajudar aqueles que buscam se reciclar ou querem conhecer mais sobre a área. 

bottom of page